Tipos de Grupos Para Aplicar Dinâmicas

As dinâmicas de grupo são excelentes ferramentas pedagógicas para as mais diversas finalidades. Ajudam com que um grupo chegue a um determinador comum, unem um grupo a respeito de uma atividade, ajudam a reconhecer as diferentes personalidades presentes, colaboram para que líderes sejam reconhecidos e também funcionam como uma boa forma de quebrar o gelo.

Podem ser animadas ou mais calmas, ser realizadas com um grande número de pessoas ou em grupos pequenos. São desenvolvidas para aflorar sentimentos e reações a partir de atividades lúdicas.  Mas toda dinâmica de grupo precisa de um objetivo e por isso deve ser sempre supervisionada e avaliada por alguém que não participa dela. Ou seja, podem ser aplicadas para as mais diversas situações e para grupos diversos. Há dinâmicas específicas para serem realizadas em:

  • Grupos de jovens
  • Grupo de idosos
  • Grupos de teatro
  • Grupos de crianças
  • Grupos de mulheres
  • Grupos de igrejas
  • Grupos mistos

Nos grupos jovens geralmente se utiliza o humor para chegar a um resultado. Brincadeiras que envolvam movimentos, risadas e a tomada de atitudes. Podem ser brincadeiras para que aja uma melhor harmonia entre o grupo, para que todos reconheçam que passam pelas mesmas situações entre outros.

Já nos grupos de idosos é possível utilizar jogos para que se movimentem e aumentem sua autoestima. Para que fortaleçam o corpo e a mente em atividades que melhorem a memória e o equilíbrio por exemplo.

Os grupos de teatro geralmente participam de dinâmicas para que conheçam os limites do próprio corpo e para que percam a timidez. Muitos também são exercícios de personagem nos quais é preciso se desprender de quem você é.

Em grupos de crianças as dinâmicas podem ser diversas. Somente voltadas para a diversão como um passa tempo ou então servirem para ajudar o aprendizado. São excelentes ferramentas de socialização e respeito pelo próximo.

Em grupos de mulheres é possível trabalhar o empoderamento e a autoestima. Também é possível brincar de tal forma para que todas se reconheçam e percebam que possuem muitas coisas em comum.

As dinâmicas realizadas em grupos de igrejas podem ser para dividir e compreender a fé e os caminhos que a vida podem nos trazer. Podem ser utilizados versículos da bíblia, canções ou orações. Os grupos mistos por sua vez seguem propósitos diversos. Em um ambiente profissional, por exemplo, podem ser utilizados para perceber lideranças e reconhecer diferenças ou para estimular o trabalho em grupo. Cada grupo precisa seguir um propósito e um objetivo avaliado anteriormente.

mar 21, 2016admin

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.