Professor: Como você pode superar seu receio com relação à tecnologia

by zenaidealves1950 · 9 Março, 2015

imagem-dicas-para-professores-1425913182268-720x340-5323884-1074302 A melhor maneira de introduzir as tecnologias na sala de aula é começando devagar… Fonte: Shutterstock

Embora adotar tecnologias na sala de aula tenha se tornado uma tendência educacional nos últimos anos, sobretudo depois que se tornou evidente as muitas possibilidades que aparelhos e a internet oferecem para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, ainda existem muitos professores receosos em usá-las nas suas disciplinas.

Se você se identificou com a situação porque tem medo de não saber mexer com estes apetrechos na frente da classe, saiba que este anseio é comum e não há motivos para se sentir desconfortável, afinal surgiram tantas novidades nos últimos anos que realmente não é fácil acompanhá-las. Contudo, é importante que você adote a postura que geralmente se recomenda aos alunos com dificuldade em determinada disciplina: tenha paciência.

Quando você cometer algum equívoco, não se sinta pressionado. Tente de novo e, gradualmente, você aprenderá a lidar com elas. Por que não pedir ajuda para seus próprios alunos? Eles também têm muito a te ensinar. O importante é que você diversifique a abordagem que você usa nas aulas para que a forma do conteúdo também seja interessante e capaz de chamar a atenção dos estudantes.

Caso você, professor, tenha optado por não utilizá-las até hoje porque acredita que as os conteúdos veiculados online ou em formato inovadores não superam o tradicional material didático, lembre-se que as tecnologias não pretendem substituir os livros. Na realidade, sua função na sala de aula é apenas aprimorar o processo de aprendizado, apresentando vídeos e infográficos, por exemplo, que estabeleçam um dialogo direto com a matéria daquele dia ao mostrar o tema da aula a partir de novos ângulos e, consequentemente, ampliem o debate entre os próprios alunos. Portanto, não há por que se preocupar.

A melhor maneira de introduzir as tecnologias na sala de aula é começando devagar. Leve vídeos do YouTube ou Ted Talks para a escola com o objetivo de introduzir um novo conteúdo. Quando você se sentir mais confortável, comece a explorar as ferramentas do Google – o Maps, por exemplo, pode ser uma boa maneira de criar mapas personalizados para suas aulas de história e geografia – e a adotar jogos online para praticar outros exercícios além daqueles propostos na lousa.

Com o tempo, você perceberá que os aparelhos e até mesmo as redes sociais farão parte do seu cotidiano no trabalho e não porque seus estudantes não param de usá-lo enquanto você faz sua exposição oral. Mas porque eles estão aprendendo por meio deles.

Tags: tecnologia na sala de aula

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.