Filho de catadora é 1º lugar em escola federal estudando com livros achados no lixão

Filho de um pasteleiro e de uma catadora de lixo, o adolescente Thompson Vitor, de 15 anos, passou em primeiro lugar em uma escola federal de tecnologia, no Rio Grande do Norte, após estudar usando livros que sua mãe achava no lixão.

“Eu trabalhava no lixo, na reciclagem de lixo. Eu juntava os livros do povo que jogava, que é o rico, e trazia para os meus filhos. Eles com um ano, eu colocava no chão e dava o resto das coleções que eu achava, os livros bonitinhos e colocava eles para estudar”, conta Rosângela Marinho, mãe do garoto, ao portal G1.

filho-catadora-livros-3-450x287-7210302-6111404

Lendo os livros encontrados no lixão, o garoto fez 895 pontos de um total de mil no exame de seleção do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Ele passou para o curso de Multimídia, mas com sua nota podia ter entrado em qualquer outro curso.

Thompson acorda todo os dias às 5h30 e percorre seis quilômetros para chegar à escola. Ele mora na comunidade de Paço da Pátria, zona leste de Natal. Quando volta do colégio, ele passa a tarde lendo os livros trazidos pela mãe.

“Só sei que não estudo por obrigação, estudo porque gosto. É o que falo pra todo mundo, estudar pra mim é como uma arte. E não tem muito segredo, tem que ter foco”, afirma o menino. Além do curso técnico, o garoto disse que sonha em ser advogado.

FONTE: https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/filho-de-catadora-e-1o-lugar-em-escola-federal-estudando-com-livros-achados-no-lixao/

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.