Dinâmicas de Grupos Para Reuniões de Trabalho

O principal objetivo da formação de um grupo de trabalho é realizar interações, além de trocas de informações e conhecimentos, sobre temas e aspectos específicos de interesse mútuo e importância coletiva. Dentro de uma reunião de trabalho é fundamental criar diretrizes e tópicos para nortear o andamento da pauta. Alguns dos métodos indicados consistem na criação de metas, na elaboração de estratégias e na definição de tarefas. No entanto, é notório que muitas reuniões apresentam caráter monótono, além de serem longas e cansativas. Desta forma, os funcionários acabam desperdiçando parte do expediente e ainda não conseguem encontrar soluções para as questões apresentadas.

FAZER DOWNLOAD: Que tal baixar uma Seleção de Dinâmicas de Grupos (Grátis)? clique aqui

Antes de pensar em formas mais engajadas e dinâmicas para conquistar os funcionários, deve-se agir com honestidade sobre o conteúdo da mesma. Uma maneira de conquistar a empatia dos membros da reunião é definir condições e agir de acordo com elas, como definir um horário para o início da ata (com limite de tolerância) visando respeitar a pontualidade dos presentes. Definir o horário máximo do término da reunião e respeitá-la também é importante para que os colaboradores possam se programar e agendar seus compromissos ao término da reunião. Cabe dizer que é mais interessante marcar reuniões longe do final do expediente, para que os funcionários não fiquem focados somente no horário de ir embora. Realizar uma pausa durante o debate também é saudável para que a reunião seja produtiva, fazendo com que os presentes possam ter um momento de descontração e relaxamento para que o conteúdo seja satisfatório.

Quanto às dinâmicas possíveis para descontrair um grupo, seja em um estágio preliminar, ou antes, de momentos de debate, existem diversas alternativas. Uma das principais técnicas utilizadas em treinamentos é o famoso “quebrar o gelo”, realizado por coordenadores para que a atividade não fique emperrada por conta de problemas como timidez ou ausência de familiaridade. Geralmente, a melhor opção é uma brincadeira para descontrair o grupo ou até mesmo uma simples roda de apresentações.

Algumas atividades corporais, como pequenas gincanas ou até mesmo práticas de relaxamento, também auxiliam a diminuir a tensão e gerar uma descontração geral. Dessa forma, é possível conquistar a atenção e a proatividade de diversos grupos.

Separamos para você, uma SELEÇÃO DE DINÂMICAS DE GRUPOS, faça o download sem nenhum custo agora.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.