Dinâmica Nome e Qualidade

TEMAS E COMPETÊNCIAS: Dinâmicas de Apresentação Pessoal, Dinâmicas de Atenção, Dinâmicas de Comunicação, Dinâmicas de Integração, Dinâmicas de Sociabilidade.

CARACTERÍSTICAS: Dinâmicas Animadas, Dinâmicas Divertidas, Dinâmicas Rápidas, Dinâmicas Simples.

PÚBLICO: Dinâmicas para Adultos, Dinâmicas para Alunos, Dinâmicas para Crianças, Dinâmicas para Dependentes Químicos, Dinâmicas para Gestores, Dinâmicas para Grupos de Jovens, Dinâmicas para Grupos de Teatro, Dinâmicas para Grupos de Trabalho, Dinâmicas para Grupo Infantil, Dinâmicas para Grupos Grandes, Dinâmicas para Idosos, Dinâmicas para Jovens, Dinâmicas para RH, Dinâmicas para Senhoras, Dinâmicas para Terceira Idade, Dinâmicas para Professores.

LOCAL: Dinâmicas para Catequese, Dinâmicas para Empresas, Dinâmicas para Escolas, Dinâmicas para Sala de Aula, Dinâmicas para Trabalho, Dinâmicas para Organizações.

OCASIÃO: Dinâmicas de Processo Seletivo Pessoal, Dinâmicas de Quebra Gelo.

OBJETIVO: Aprender o nome dos participantes do grupo de forma lúdica; facilitar a integração entre os adolescentes.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Para realizar esta dinâmica não é necessário nenhum tipo de material.

TEMPO NECESSÁRIO: Para a realização desta dinâmica é necessário aproximadamente 20 minutos.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Esta dinâmica é indicada para grupos entre 20 e 50 participantes.

DESENVOLVIMENTO: Grupo em círculo, sentado. O facilitador inicia dizendo alto seu nome, seguido de uma qualidade que julga possuir. Cada participante, na sequência a partir do facilitador, repete os nomes e qualidades ditos anteriormente, na ordem, acrescentando ao final seu próprio nome e qualidade.

EXEMPLO: O primeiro participante disse: – Meu nome é João e eu sou feliz. O segundo participante repetirá o nome incluindo o seu próprio. – Meu nome é João Antônio, e eu sou feliz e pontual. Assim seguindo até todos os participantes apresentarem-se, caso haja esquecimento de algum nome, a pessoa referente ao nome esquecido deverá repetir a vez, dizendo duas qualidades de si, ao invés de uma.

COMENTÁRIOS: O desafio desta dinâmica é aprender de forma lúcida como chamar os participantes do grupo, repetindo na sequência todos os nomes e qualidades ditos anteriormente no círculo, antes de dizer o seu próprio nome. Havendo dificuldade na memorização da sequência, o facilitador e/ou o grupo auxiliam a quem estiver falando, pois o importante nesta dinâmica é que, ao finalizá-la, todos tenham aprendido o nome dos companheiros. Nesta atividade, trabalha-se também a identidade – Como me chamam? Quem sou eu? – podendo surgir apelidos carinhosos ou depreciativos.

É importante que o facilitador esteja atento no sentido de perceber e explorar o sentimento subjacente ao modo como cada indivíduo se apresenta. É uma dinâmica que pode ser usada no início do trabalho, quando o grupo ainda não se conhece ou após um tempo de convivência, enfatizando as qualidades pessoais e/ou englobando outras questões, como: algo de que se goste muito, o nome de um amigo, divertimento preferido, etc.

Para ler essa dinâmica completa, faça o DOWNLOAD GRÁTIS dessa e de outras dinâmicas de grupos, CLIQUE AQUI.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

©2017 KLEO Template a premium and multipurpose theme from Seventh Queen

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.