DINÂMICA DE GRUPO E BRINCADEIRAS


DINÂMICA PARA ORIENTAR E ACONSELHAR

TELEFONE SEM FIO

1. MATERIAIS: não há. 2. INSTRUÇÕES: a. grupo em círculo, sentado; b. Diretor passa uma senha para um participante e este devera repassar para o colega à sua direita. Em seguida, cria e passa uma mímica dessa mensagem; c. a pessoa ouve, e repete à outra, faz a mímica e assim por diante; d. no final, cada um comenta o que recebeu. Posteriormente, cada um comenta o que passou; e. comentários.

Nota: pode-se repetir várias senhas diferentes, iniciando com pessoas diferentes.

PAPEL – UM OBJETO INTERMEDIÁRIO

1. MATERIAIS: papel sulfite. 2. INSTRUÇÕES: a. cada pessoa recebe uma folha de sulfite (em branco); b. o Diretor explica que cada um deverá expressar da forma que quiser, como vê…. (ex.: relação chefe versus subordinado, liderança, autoritarismo, papel profissional etc.), através do papel; Nota: Há muitos recursos frente a papel (recortar, amassar, dobrar etc.), mas é preferível que cada pessoa utilize seu potencial criativo, sem que o Diretor precise dar ex.. c. cada um apresenta o seu “papel” frente ao grupo; d. em seguida, o grupo se reúne para discutir e montar uma imagem única a cerca da temática, utilizando-se dos papéis de cada um. No final, da um título ao trabalho; e. um dos integrantes explica o que foi feito; f. comentários.

Nota: O Diretor pode acrescentar outros materiais, como cola, tesoura, durex ou papéis de diferentes texturas. Pode-se adaptado como um jogo de apresentação se a consigna for “como você se vê”.

JOGOS DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

1. MATERIAIS: não há. 2. INTRODUÇÕES: a. o Ego-Auxiliar, através de mímica, representa um papel. O grupo tenta descobrir, para depois realizar a atividade complementar; b. depois de algumas mímica, pode-se introduzir a verbalização, se as pessoas “acertarem” o papel dramatizado. (ex.: uma cozinheira frente ao fogão: alguém lava as louças outra arruma a mesa outra prepara bebidas etc.); c. comentários. VARIAÇÃO: Para trabalhos com Orientação Vocacional, por ex., cada um representa um Hobby, a fim de avaliar as características dos participantes. Em um segundo momento, o Ego-Auxiliar cria um papel social e os próprios participantes dão nome, sexo, idade, profissão etc., através dos contra-papéis, ou seja, durante a dramatização. Nota: Se adaptado, pode-se utilizar como um Jogo de Apresentação, Personagens ou Inversão de Papéis.

Embora necessite da construção de personagem do texto dramático, a ênfase se da no pré-inversão, por isso não foi classificado num jogo para a 3ª fase.

APONTE O QUE OUVIU

1. MATERIAIS: não há. 2. INTRODUÇÕES: a. grupo sentado, em círculo, voltado para dentro; b. inicia com um participante que deve apontar para uma parte do corpo, afirmando-se outra (ex.: aponta para a cabeça e diz que é um umbigo); c. à pessoa a sua direita deverá apontar para a parte que ouviu (umbigo) e diz outra parte ( por ex.: braço); d. o seguinte segue o mesmo processo e assim por diante, até completar todas as pessoas; e. após uma rodada completa, o participante que errar sai do jogo e colabora como juiz. VARIAÇÃO: Ao invés de sair quem errar, o Diretor apenas denuncia e começa com o participante seguinte.

Pode-se também solicitar maior velocidade nas respostas.

APITO OCULTO

1. MATERIAIS: apito. 2. INSTRUÇÕES: a. um dos participantes sai da sala enquanto as regras são dadas ao grupo; b. para o grupo: Escolhe uma pessoa que ficará com o apito. Todos podem “apitar”, inclusive a pessoa que fica com o mesmo, sem que o participante que saiu da sala descubra. Devem movimentar-se para confundi-lo; c. para o participante fora da sala: Uma das pessoas do grupo detém um apito. O objetivo é descobrir quem é. Para facilitar, em alguns momentos o apito soará. Devem movimentar-se continuamente sem parar; d. a pessoa tem duas chances para acertar. Se descobrir, saí a pessoa descoberta e prossegue o jogo. Se errar, escolhe-se outro participante;

e. Comentários.

TAG: UM NATAL DE DINÂMICAS

OUTRAS DINÂMICAS SEMELHANTES:

DINÂMICAS DIVERTIDAS PARA TODAS AS IDADES

DINÂMICAS PARA EMPRESAS

DINÂMICA CRISTÃS PARA JOVENS E ADOLECENTES

DINÂMICAS PARA A IGREJA

50 DINÂMICAS PARA COMPETIÇÃO

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.