Dinâmica A Escolha de Um Astronauta

TEMAS E COMPETÊNCIAS: Dinâmicas de Aprendizagem, Dinâmicas de Aprendizado, Dinâmicas de Conhecimento, Dinâmicas de Discutir Ideias, Dinâmicas de Escolhas, Dinâmicas de Priorização, Dinâmicas de Tomada de Decisões, Dinâmicas de Valores.

AMBIENTE: Dinâmicas Para Ambiente Interno.

ÁREA DESENVOLVIDA: Intelectual.

PÚBLICO: Dinâmicas para Adultos, Dinâmicas para Gestores, Dinâmicas para Grupos de Jovens, Dinâmicas para Grupos de Trabalho, Dinâmicas para RH, Dinâmicas para Professores.

LOCAL: Dinâmicas para Empresas, Dinâmicas para Trabalho, Dinâmicas para Organizações.

OBJETIVO: Colocar os participantes em situações de tomada de decisões e possibilitar a reflexão sobre as decisões tomadas.

MATERIAIS NECESSÁRIOS: Para realizar esta dinâmica não é necessário nenhum tipo de material.

TEMPO NECESSÁRIO: Para a realização desta dinâmica é necessário aproximadamente 20 minutos.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Esta dinâmica é indicada para grupos entre 20 e 40 participantes.

DESENVOLVIMENTO: Este teste foi adaptado de um teste utilizado pela NASA para avaliar a capacidade de superação de seus potenciais candidatos a astronautas em situações difíceis e inusitadas.

“Você esta em um voo de aproximadamente de 5 horas de duração. Sai do ponto de partida as 9:00 h da manhã. No meio do caminho o piloto anuncia que desviou da rota aproximadamente 150 Km e que está em sérias dificuldades. Em seguida o avião cai em um deserto e todos os tripulantes morrem. Somente os cem passageiros sobrevivem. Ao olhar-se do alto o avião se confunde com a areia do deserto. Sua missão é salvar todos os passageiros. No avião, todo quebrado, você encontra os seguintes utensílios:

  • 03 bússolas
  • 100 garrafas de água
  • 100 óculos escuros
  • 100 pacotes de sal
  • 30 canivetes suíços
  • 01 grande lona cor da areia
  • 50 cobertores
  • 01 espelho de maquiagem
  • 02 mapas da região
  • 100 latas de comida

Descreva em poucas palavras a sua estratégia de ação para salvar a todos. Enumere em ordem decrescente de prioridade os objetos acima relatados que serão utilizados nesta missão de salvamento, sento o n.º 1 o mais importante e o n.º 10 o menos importante.

RESPOSTA: Em termos aéreos, 150 Km representa apenas poucos minutos. Em pouco tempo o avião será encontrado. Rapidamente será sentida a falta do avião. No máximo, em 5 horas, que era o tempo previsto para o voo, as buscas começarão. A estratégia é:

Manter todos juntos, próximos do avião, e aguardar o socorro. É fundamental…

Para ler essa dinâmica completa, faça o DOWNLOAD GRÁTIS dessa e de outras dinâmicas de grupos, CLIQUE AQUI.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.