As dinâmicas em grupo rápidas mais utilizadas no dia a dia

Tornar os membros de um grupo conhecidos rapidamente é uma tarefa bem desafiadora, as dinâmicas em grupo rápidas são muito importantes para o desenvolvimento e sucesso desta tarefa. As pessoas tendem a ficar um pouco mais tímidas quando devem se apresentar a um novo grupo.
Dinâmicas como: dinâmica o presente, dinâmica da família, dinâmica o presente não é seu, são um grande sucesso para você desenvolver e aproximar a sua equipe. Confira a baixo uma das dinâmicas rápidas em grupo que mais utilizo nesses casos:

DINÂMICA DA FAMÍLIA

Material para Dinâmica da Família A realização destina-se a um grupo entre 5 e 15 participantes, com idades superiores a 10 anos e poderá demorar uma hora ou mais de acordo com o número de participantes. Apenas necessita de uma sala que permita que os participantes se possam sentar em círculo.

Como realizar a Dinâmica da Família

O animador convida os participantes a imaginarem que estão na casa dos pais prestes a contar-lhes algo acerca da sua vida, algo recente que tenha acontecido ou está a acontecer ou ainda algo que vai acontecer. Após uma pequena pausa, para permitir que os participantes visualizem a cena, o animador procura um voluntário para representar a cena que imaginou na sua mente. O voluntário escolhe, entre o seus pares, um participante para representar a sua mãe e outro para representar o seu pai. Após a formação desta família, passa-se efetivamente à dramatização. No final o animador deve promover o diálogo acerca da cena apresentada, permitindo, assim, a partilha.

Como esta dinâmica pode causar muita tensão é importante que o animador se certifique do grau de coesão e empatia do grupo. Deverá estar atento, durante a representação, a quem o participante se dirige mais, qual o tempo verbal da comunicação, ao comportamento não verbal, etc.

ago 20, 2015admin

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.